Obrigada dr. Alípio
Cessação de funções clínicas
Muito recentemente fomos confrontados com a triste notícia da jubilação, cessação de funções clínicas por parte do Dr. Alípio Carvalho, médico do SAM (Serviço de Atendimento Médico) da Ibervita.
Era tradição quase todas as tardes, encontrar este Senhor, com o seu afável sorriso, simpatia, cordialidade, a receber de forma respeitosa, muito digna, os utentes que se dirigiam ao atendimento. Com ele nunca havia pressa, mas também não havia lentidão, a sua gestão temporal funcionava na perfeição. Mantinha o seu ritmo, a sua presença, demonstrando pleno conhecimento clínico e a profunda sensatez de atuação e gestão clínica.
Já lá vai uma década, senão década e meia que conheço este Senhor. Foi nos tempos em que fazíamos urgências no Hospital de Águeda e tínhamos que gerir verdadeiras avalanches de doentes. Acostumamo-nos a esta figura clínica, com presença, postura firme e sensata, características que sempre manteve e que muito nos honraram ao longo de todos os anos em que esteve na Ibervita.
Nestas ocasiões de despedida faltam-nos palavras para expressar a gratidão.
Costuma-se dizer que os amigos são para ocasiões, expressão sobejamente conhecida e bastante popular. Partilho plenamente desta frase. Os verdadeiros amigos mesmo ausentes estão sempre presentes e é neste momento que este ditado faz todo sentido. Dr. Alípio Carvalho, um verdadeiro amigo, nosso, meu, da Ibervita. Ausente, estará sempre presente…