a
+351 231 525 767

hello@ibervita.com
Rua das Sobreiras, Edifício Ibervita | 3780-297 Anadia

Atendimento médico

24 horas por dia

+351 231 525 767

hello@ibervita.com

Siga-nos
0 0 items 0.00
  • Sem produtos no carrinho

Pré marcação

 

Gastroenterologia

Ibervita  >  Especialidades  >  Gastroenterologia

A Gastroenterologia é uma especialidade que se preocupa com as doenças do aparelho digestivo e das suas glândulas anexas designadamente o Fígado e o Pâncreas.

O aparelho digestivo compreende todos os órgãos que vão da boca ao ânus, designadamente o esófago, o estômago, o duodeno e o restante intestino delgado, o intestino grosso e a sua terminação o ânus.

Existe um quadro muito comum nas consultas de Gastroenterologia que se designa por Intestino irritável. Os sintomas variam de doente para doente mas quase todos se queixam de dores abdominais e perturbação de funcionamento dos intestinos (umas vezes diarreia, outras vezes prisão de ventre). Muitas vezes os doentes dizem-se inchados ou seja queixam-se de distensão abdominal.

Os sintomas mais preocupantes que deviam levar a procurar rapidamente um Gastroenterologista são uma perda de peso superior a 10% do peso do corpo; as dores abdominais em qualquer localização que ocorram durante a noite; a alteração dos hábitos intestinais; as diarreias que persistam mais que alguns dias a existência de familiares com pólipos no colon; a perda de sangue nas fezes.

O que se faz na gastroenterologia?

A gastroenterologia tem duas vertentes importantes de atuação: as consultas e os exames endoscópicos.

Quanto às Consultas

Existe uma consulta de gastroenterologia geral onde se abordam os problemas que os doentes possam atribuir a queixas digestivas.

Fazem-se também consultas mais especializadas.

Existe uma consulta para portadores de Helicobacter pylori, uma bactéria muito comum no estômago dos Portugueses, que necessita ser eliminada em certas circunstâncias particulares com medicações bem definidas.

Existem também uma consulta de pólipos do colon na qual são aconselhados doentes que tenham tido pólipos no intestino grosso ou que tenham tido familiares afetados por esse problema no sentido de adaptar a vigilância às necessidades de cada um. Sabe-se que certos pólipos podem levar ao desenvolvimento de tumores do intestino grosso.

Quanto aos exames endoscópicos

Efetuam-se Endoscopias Digestivas Altas nas quais se observa o esófago, o estômago e o duodeno.

Efetuam-se igualmente Colonoscopias exame que permite investigar o intestino grosso.

Executam-se, de igual forma, Anuscopias que permitem observar a parte mais terminal do intestino que se inspeciona com dificuldade por outros métodos.

Em todos os exames discriminados se fazem colheitas de material (biópsias) quando indispensável e se removem pólipos dos limites bem definidos das dimensões que devem ser abordados em ambulatório (quase todos).

Nas Anuscopias esclerosam-se ou laqueiam-se hemorroidas nas quais se imponha esse tratamento.

Saliente-se que as endoscopias digestivas altas e as colonoscopias podem ser feitas com sedação anestésica se as circunstâncias o exigirem.

Com exceção das Anuscopias, todos os exames podem ser efetuados ao abrigo de convenções com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Para o efeito a Clínica IBERVITA dispõe de uma sala cirúrgica onde é possível realizar e monitorizar, com acompanhamento do Médico Especialista, Médica Anestesista e equipa de Enfermagem, os exames citados.

Médicos

Dr. Luís Tomé
Gastroenterologia

Os sintomas mais comuns que levam a consultas com um Gastroenterologista são:

  • Refluxo (sensação de ardor atrás do esterno);
  • Dificuldades relacionadas com a motilidade gástrica (enfartamento a seguir às refeições, sensação de repleção gástrica precoce);
  • Perturbações na motilidade intestinal (diarreia ou prisão de ventre persistentes);
  • Perdas de sangue nas fezes (muitas vezes problemas hemorroidários, mas outras vezes tumores).

Horário de atendimento

Os nossos horários estão sujeitos a alterações. Agradecemos confirmação.

Quarta feira: A partir das 8:00

Faça já a sua pré marcação

Exames endoscópicos altos e baixos (nomeadamante Colonoscopia e Endoscopia)
Anuscupias (técnicas de esclerose e laqueação de Hemorróidas)
Em todos os exames discriminados se fazem colheitas de material (biópsias) quando indispensável e se removem pólipos. (Polipectomia)

NOTA: acordo com SNS para todos os exames com / sem anestesia (à excepção das anuscupias)

Anestesiologia
Análises Laboratoriais
Radiologia
Pneumologia
MGF
Cardiologia
Medicina Interna
ADVANCECARE
MEDICARE
MULTICARE
MÉDIS
RNA-MEDICAL
SSCGD
SAMS QUADROS
SAMS SIB
SAMS NORTE
ECCO-SALVA