A Gastroenterologia é uma especialidade que se preocupa com as doenças do aparelho digestivo e das suas glândulas anexas designadamente o Fígado e o Pâncreas.
O aparelho digestivo compreende todos os órgãos que vão da boca ao ânus, designadamente o esófago, o estômago, o duodeno e o restante intestino delgado, o intestino grosso e a sua terminação o ânus.
Existe um quadro muito comum nas consultas de Gastroenterologia que se designa por Intestino irritável. Os sintomas variam de doente para doente mas quase todos se queixam de dores abdominais e perturbação de funcionamento dos intestinos (umas vezes diarreia, outras vezes prisão de ventre). Muitas vezes os doentes dizem-se inchados ou seja queixam-se de distensão abdominal.
Os sintomas mais preocupantes que deviam levar a procurar rapidamente um Gastroenterologista são uma perda de peso superior a 10% do peso do corpo; as dores abdominais em qualquer localização que ocorram durante a noite; a alteração dos hábitos intestinais; as diarreias que persistam mais que alguns dias a existência de familiares com pólipos no colon; a perda de sangue nas fezes.
O que se faz na gastroenterologia?
A gastroenterologia tem duas vertentes importantes de atuação: as consultas e os exames endoscópicos.
Quanto às Consultas
Existe uma consulta de gastroenterologia geral onde se abordam os problemas que os doentes possam atribuir a queixas digestivas.
Fazem-se também consultas mais especializadas.
Existe uma consulta para portadores de Helicobacter pylori, uma bactéria muito comum no estômago dos Portugueses, que necessita ser eliminada em certas circunstâncias particulares com medicações bem definidas.
Existem também uma consulta de pólipos do colon na qual são aconselhados doentes que tenham tido pólipos no intestino grosso ou que tenham tido familiares afetados por esse problema no sentido de adaptar a vigilância às necessidades de cada um. Sabe-se que certos pólipos podem levar ao desenvolvimento de tumores do intestino grosso.
Quanto aos exames endoscópicos
Efetuam-se Endoscopias Digestivas Altas nas quais se observa o esófago, o estômago e o duodeno.
Efetuam-se igualmente Colonoscopias exame que permite investigar o intestino grosso.
Executam-se, de igual forma, Anuscopias que permitem observar a parte mais terminal do intestino que se inspeciona com dificuldade por outros métodos.
Em todos os exames discriminados se fazem colheitas de material (biópsias) quando indispensável e se removem pólipos dos limites bem definidos das dimensões que devem ser abordados em ambulatório (quase todos).
Nas Anuscopias esclerosam-se ou laqueiam-se hemorroidas nas quais se imponha esse tratamento.
Saliente-se que as endoscopias digestivas altas e as colonoscopias podem ser feitas com sedação anestésica se as circunstâncias o exigirem.
Com exceção das Anuscopias, todos os exames podem ser efetuados ao abrigo de convenções com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Para o efeito a Clínica IBERVITA dispõe de uma sala cirúrgica onde é possível realizar e monitorizar, com acompanhamento do Médico Especialista, Médica Anestesista e equipa de Enfermagem, os exames citados.
Médicos
Dr. Luís Tomé
Gastroenterologia
Dra. Catarina Correia
Gastroenterologia
Dra. Mafalda João
Gastroenterologia
Dra. Mara Costa
Gastroenterologia
Dra. Raquel Pimentel
Gastroenterologia
Dra. Sandra Saraiva
Gastroenterologia
Os sintomas mais comuns que levam a consultas com um Gastroenterologista são:
- Alteração dos hábitos intestinais
- Dificuldades relacionadas com a motilidade gástrica | Enfartamento a seguir às refeições, sensação de repleção gástrica precoce
- Dores abdominais em qualquer localização que ocorram durante a noite
- Existência de familiares com pólipos no colon
- Perda de peso superior a 10% do peso do corpo
- Perdas de sangue nas fezes | Muitas vezes problemas hemorroidários, mas outras vezes tumores
- Perturbações na motilidade intestinal | Diarreia ou prisão de ventre que persistam mais que alguns dias
- Refluxo | Sensação de ardor atrás do esterno
Faça já a sua pré marcação
NOTA: acordo com SNS para todos os exames com / sem anestesia (à excepção das anuscupias)