A Imunoalergologia concentra a sua ação nas doenças do sistema imunológico, geralmente relacionadas a aeroalérgenos e alérgenos alimentares, sendo por isso uma especialidade bastante abrangente.
As alergias são extremamente comuns e interferem de modo significativo na qualidade de vida das pessoas por elas afetadas.
Quando falamos de alergias estamos na presença de uma resposta exagerada do nosso organismo a um agente externo que deveria ser aparentemente inofensivo.
Nestas consultas são realizados diversos estudos funcionais respiratórios das vias aéreas superiores e inferiores e estudos cutâneos que facilitam a identificação da causa de vários tipos de alergia.
Desde o nascimento e ao longo da vida podemos apresentar fenómenos de alergias ou intolerâncias. No entanto, se existem alergias que podem ser transitórias, como a alergia ao leite e ovo na criança, outras podem ter um caráter permanente e irreversível, como a alergia ao peixe, marisco e frutos secos.
Quando confirmada a alergia alimentar, esta torna-se um desafio para familiares e escola já que é fundamental cumprir uma dieta rigorosa para evitar reações alérgicas que podem ser fatais.
Também no que respeita à medicação, o surgimento de novos fármacos e a realidade atual de pacientes polimedicados podem implicar reações inesperadas que devem ser avaliadas e reportadas.
Algumas das áreas de diferenciação desta especialidade são:
• Alergias a alimentos, medicamentos, insetos ou ao látex
• Rinite alérgica
• Urticária
• Asma
Médicos